terça-feira, 3 de março de 2009

De volta do baú

Relembro os Pearl Jam. Sinto quase sempre alguma resistência em repescar álbuns que já não oiço há muito tempo, por achar que já não me dirão grande coisa, porque tiveram o seu tempo ou porque me poderão trazer recordações a mais. É ridículo porque sempre que isso acontece, me dá um gozo tremendo reouvir certos sons, voltando a sentir aquela pica que sentia antes e a apreciar de forma diferente uma ou outra música. O álbum Vs dos PJ trouxe-me, hoje, um desses episódios. Há malhas incríveis, cheias de revolta, muito ao espírito grunge, e que me disseram tanto em tempos de descoberta e identificação. O Eddie Vedder personificava o meu ideal de homem, o qual eu via em certos rapazolas da altura, igualmente amantes do cabelo comprido e das camisas de flanela. Imaginava-o a suar como nos concertos, por cima de mim em movimentos cadenciados, a cantar-me o "Elderly woman behind the counter in a small town" ao ouvido, com aquela voz grave, rouca, arrastada que me envolvia até às lágrimas sempre que dizia "I swear I recognise your breath". Sentia-me entendida, cheia de força para enfrentar o mundo e ser radicalista sempre que ouvia "Will myself to find a home, a home within myself, We will find a way, we will find our place" (Leash) e uma energia alucinogénica com as guitarradas do Rearviewmirror.

Velhos tempos. Ainda curto tanto uma boa rockalhada!





Sem comentários: