sábado, 1 de novembro de 2008

Transeuntes dominicais

Amanhã recomeça o ritual. Repete-se todas as semanas. Milhares de famílias felizes portuguesas deambulam pelos centros comerciais e afins. Fazem-no porque é dia de o fazer. Porque se definiu que neste dia, além de se ir à missa, vai-se roçar os rabos nas paredes das lojas, restaurantes fast food e abelhas maias com ranhura para a moeda. É vê-los entediados, porque é o dia de passar tempo de qualidade com a família e isso significa levá-los onde querem, de mãos nos bolsos a calcorrear os corredores à pressa, para ficar tudo visto num ápice e irem para casa ver a bola, no sofá.

- Pai, vamos ver ali!
- Ali não há nada para ver, anda embora! Estás aqui, estás a apanhar! – em tom francamente audível.

É vê-las de pintura enjoativamente carregada, olho preto e lábio vermelho ou roxo, vá. É dia de embonecar e, portanto, dia de pôr a melhor fatiota, aquela do último casamento ou assim. Camisola de Lycra justa até mais não, a denotar a bela da banha por cima da saia traçada e apertada. Todo o acessório é bem-vindo, pelo que não descuidam as 10 pulseiras, os brincos brilhantes, os anéis da tia-avó em cada dedo e um penduricalho a bambolear no farto tecido mamário. Gritam e correm atrás dos putos, porque estes andam a gritar e em correrias. Fazem pose fina, perguntam onde é o McDonald’s e o resto das lojas de roupa ou se não vendem naperons para levar para a terra. Observam cada pormenor de lés a lés, passeiam com calma, olham o balcão de soslaio, tiram livros das mãos dos filhos, porque já lhes compraram cartas dos Pokemon.

Os putos vêm com cabelo no gel em pasta, mexem em tudo, gritam, correm, desarrumam, arrancam páginas de livros, derrubam expositores, insistem que querem pôr o CD dos Morangos com Açúcar a tocar, puxam os auscultadores, fazem birras porque querem tudo. Fartam-se rápido e debandam assim que podem, não sem antes esmurrarem as fronhas na porta de vidro.

- Ah, vamos embora, aqui é só livros…


Pois… Diz que sim…

1 comentário:

leo disse...

óptimo este post