terça-feira, 15 de abril de 2008

Cavalheirismos

Acho que sim. Até porque se aquilo não é uma peruca vou ali e já venho. A Nandinha que não se achaque que todos sabemos que ao Zé lhe calha que nem ginjas. Pois bem que seja competente e ideal para a tarefa, mas não me venham com cantilenas pseudo defensoras dos direitos no feminino. “Coitadinha está a ser injustiçada porque é amantizada com o nosso Primeiro, logo ela que é tão discreta…” Mas é impressão minha ou anda tudo parvo? Parece-me que estas justificações, bem desembrulhadinhas, têm pouco de paritárias e mais de sexistas. É obvio que, como em tudo, existem interesses sub-reptícios que folgariam em ter tal senhora em tal poiso e inclusive lhe deram a mãozinha cavalheirescamente para ajudar a alçar a perna. Na sociedade actual a mulher desempenha, de facto, vários papéis em simultâneo e fá-lo, por vezes, com maior eficácia que o homem, mas não assobiemos para ao lado quando é claro que certos papéis se chocam. E isto vale para homens e mulheres. Porque não o assumimos de uma vez por todas e nos deixamos de paninhos quentes disfarçados em vozes supostamente plurais? Claro que o acenar ridículo da questão pela oposição diminui em grande parte a pertinência da mesma, ainda assim, a meu ver, as reacções não elevam a contenda.

Sem comentários: