sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dio e'malato forse

Passou ontem na rtp2 e ainda bem que fiquei para vê-lo. Este excelente documentário com direcção de Franco Brogi Taviani, revisita várias perspectivas da dura realidade africana, da procura desenfreada de comida em extensas mantas de lixo, à sida cuja cura muitos ainda acreditam passar por relações sexuais com crianças, às crianças com "feitiço" abandonadas, ignoradas ou maltratadas pelas famílias que as vêem como as causadoras de todos os males... Moçambique, Angola, Uganda, Senegal, Camarões e África do Sul são os palcos por que passa a equipa de realização, entre conversas em português, inglês e dialectos da terra, entre a realidade e a ficção. Desconcerta e faz chorar quem ainda tiver coração. Aqueles que acreditam que é possível um dia olhar uma outra África chorarão lágrimas ácidas, corrosivas pois já cá não estarão para partilhar dessa alegria. Há tanto caminho a percorrer... Porém, espero poder assistir e participar dos progressos, ainda que pequenos, que lá se possam operar. A forma desumana como ali se sobrevive é atroz, o coração fica pequenino e afasto de mim naquele momento tudo o que de material me liga ao mundo, sabendo porém que quando acordar serei novamente eu, um pouco diferente, talvez, mas eu, cá neste lado em que tudo se passa de uma maneira tão diferente. Aconselho a quem não viu o documentário, que o faça. A banda sonora é ímpar e cai que nem uma luva.

1 comentário:

Branca disse...

Também vi!Comecei a ver a partir das crianças "enfeitiçadas". Que olhos tão tristes aqueles... apertou-me o coração.